INFOGRÁFICO: AS DEZ REGRAS DO MARKETING RADICAL
- Valdilene Rodríguez
- 9 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Podemos afirmar que o mercado não é mais como era antes, a tecnologia inseriu novos comportamentos, oportunidades e desafios que prometem gerar níveis de produção mais precisos e uma comunicação mais direcionada com o cliente.
Visando essa mudança empresas como Apple, Sony e Harley - Devidson adotaram novos métodos de abordagem para se aproximar de seus clientes e solucionar de forma satisfatória suas necessidades.
No livro Marketing Radical de Sam Hill e Glenn Rifkin é apresentado um conjunto de diretrizes que podem ajuda-lo a seguir o exemplo dessas grandes empresas e aderir praticas de marketing radical. Vamos listar essas dez regras abaixo:
1 - A função do marketing deve estar nas mãos do CEO: Os CEOs das empresas que praticam o marketing radical nunca delegam a responsabilidade pelo marketing.
2 - O departamento de marketing deve começar pequeno e horizontal e manter-se assim: Os CEOs de empresas que fazem marketing radical não devem permitir que surjam camadas administrativas entre eles e o mercado.
3 - Encontre-se pessoalmente com quem mais importa - O cliente: O praticante do marketing radical conhece as vantagens da interação direta com seus clientes.
4 - Use a pesquisa de mercado com cautela: Os praticantes de marketing digital preferem técnicas baseadas em uma maior proximidade com as pessoas.
5 - Contrate missionários apaixonados, e não apenas profissionais: As empresas que praticam o marketing radical “ não têm profissionais do marketing, tem missionários”.
6 - Ame e respeite seus clientes como indivíduos, e não como números em uma planilha: Os praticantes do marketing radical reconhecem que os principais clientes são responsáveis pela maior parte do sucesso de sua empresa.
7 - Crie uma comunidade de consumidores: Os praticantes do marketing radical incentivam seus clientes a pensar em si próprios como uma comunidade e na marca como um agente unificador dessa comunidade. A Apple, por exemplo, utiliza-se bem dessa prática.
8 - Repense o mix de marketing: Por exemplo, um praticante do marketing radical usa “propaganda de precisão cirúrgica”, caracterizada por campanhas curtas e com alvos bem determinados.
9 - Concorra com empresas maiores usando idéias de marketing diferente e renovadas: Os praticantes do marketing radical limitam, por exemplo, a distribuição a fim de formentar fidelidade e compromisso entre distribuidores e clientes.
10 - Seja fiel á sua marca: Os praticantes do marketing radical são fieis a integridade da marca e tem a qualidade como idéia fixa.
E você, que tipo de estratégia de marketing tem praticado afim de atrair clientes para sua empresa? Deixe seu comentário!
Parte do texto retirada da fonte:
Sam Hill e Glenn Rftkin, Radical Marketing, Nova York. HarperBussiness, 1999. p. 19-31.
Kotler e Keller, Administração de Marketing, São Paulo, 12º edição, p. 11.
Comments